Seja bem-vindo!

Seja bem-vindo! Este é um espaço para a publicação de informações e orientações sobre o Censo Escolar da Educação Básica. Os dados aqui publicados estão à disposição de toda comunidade escolar. Eles são indispensáveis aos responsáveis pelo Censo das escolas de todas as redes de ensino e das Secretarias Municipais de Educação da abrangência da Gerência de Educação de Chapecó - SC.



segunda-feira, 30 de maio de 2011

JÁ ESTÁ ACONTECENDO A COLETA DE DADOS DE TODAS AS ESCOLAS

As escolas da Gerência da Educação Regional de Chapecó estão coletando os dados para Censo Escolar da Educação 2011. Esses dados serão enviados ao INEP e servirão de base para todas as políticas do Ministério da Educação voltadas a essa etapa de ensino – como distribuição de livro didático, merenda escolar, transporte – além de serem determinantes para calcular os recursos a serem repassados a Estados e Municípios por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB.
Os dados do Censo Escolar, neste ano, servirão também de base referencial para aplicação da Prova Brasil, que terá todo seu plano logístico bem como a impressão dos dados de identificação do aluno na capa da prova definidos pela relação de alunos e turmas de 4ª e 8ª série (para escolas cujo Ensino Fundamental é ainda de oito anos) e 5º e 9º ano (para escolas que já adotaram Ensino Fundamental de nove anos), devidamente informados ao Censo Escolar 2011. A Prova Brasil oferece resultados de cada escola participante, dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil e é usada para o cálculo do IDEB.
Essa coleta é feita através do Sistema Educacenso, representa o mais completo levantamento de dados da Educação Básica do Brasil, realizada anualmente pelo INEP. As  informações são coletadas detalhadamente sobre cada estudante e professor, turma e escola de toda Regional e de todo o País. O Censo Escolar abrange todas as etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e todas as modalidades (regular, especial, educação de jovens e adultos) da educação básica.
As Escolas têm prazo para conclusão das informações vai até o dia 14 de agosto. As informações prestadas, no entanto, devem se referir à data de 25 de maio, Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica.