Este foi o tema abordado em palestra aos servidores do Ministério da Educação e do INEP, pelo pesquisador canadense Douglas Willms, renomado consultor educacional internacional, enfatizando que a Educação Brasileira, a exemplo de outros países latino-americano, deve ter os indicadores educacionais como base para as reformas e para o planejamento das ações governamentais, pois são os indicadores que retratam a real situação de cada país.
Outro ponto fundamental para o sucesso dos estudantes e da educação como um todo é a efetiva participação dos alunos, pais e gestores no ambiente escolar. Garante o palestrante que o envolvimento desses agentes e das atividades extras curriculares contribuem para o sucesso da aprendizagem e, consequentemente, melhoram os indicadores. “Quanto maior o envolvimento dessas partes, maior a contribuição para o desenvolvimento da criança”, afirma Willms.
Importante salientar que são ações que estão ocorrendo em nível de Brasil, buscando refletir a necessidade de trabalhar conjuntamente para aumentar a eficácia das intervenções e da qualidade do ensino.
(Portal do INEP)